Por que treinamento único não resolve a segurança dos alimentos

Um treinamento único de segurança dos alimentos não resolve a operação porque conhecimento precisa ser reforçado, supervisionado e transformado em rotina. Além disso, funcionários mudam, processos são alterados e hábitos incorretos podem reaparecer com o tempo. A própria RDC nº 216/2004 determina capacitação periódica dos manipuladores. Uma palestra anual pode até cumprir parte de um cronograma. O problema começa quando a empresa confunde presença em treinamento com mudança de comportamento. O funcionário pode saber que precisa higienizar as mãos antes de manipular um alimento e, ainda assim, pular essa etapa nos horários de maior movimento. Pode conhecer a temperatura correta de armazenamento e não saber como agir quando encontra uma câmara fora do padrão. Segurança dos alimentos acontece no turno, na produção e no atendimento. Não apenas na sala de treinamento. O que significa treinar uma equipe em segurança dos alimentos? Treinamento em segurança dos alimentos é a capacitação dos profissionais para executar suas atividades de forma higiênica e controlar situações que possam comprometer o alimento. O aprendizado precisa estar conectado aos procedimentos reais do estabelecimento. A RDC nº 216/2004 estabelece que os manipuladores sejam supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, manipulação higiênica e doenças transmitidas por alimentos. A capacitação também deve ser comprovada por documentação. Para o responsável pelas atividades de manipulação, a norma prevê capacitação envolvendo contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e Boas Práticas. Portanto, existe uma diferença entre simplesmente “dar um curso” e construir um processo de capacitação. O primeiro transmite informação. O segundo verifica se essa informação está aparecendo na rotina. Por que fazer um treinamento apenas uma vez costuma falhar? Porque a rotina não permanece igual depois do treinamento. Imagine uma padaria que reúne a equipe em janeiro para falar sobre lavagem das mãos, contaminação cruzada, armazenamento e limpeza. Nos meses seguintes, entram três funcionários novos, outro muda de setor, um equipamento é substituído e a produção aumenta. Em agosto, a operação que recebeu aquele treinamento já não é exatamente a mesma. A própria Anvisa já apontou, ao tratar da implantação da RDC nº 216/2004, que a rotatividade dos profissionais nos estabelecimentos reforça a necessidade de um processo contínuo de capacitação. Mas a rotatividade não é o único motivo. Mesmo quem permaneceu na empresa pode criar atalhos, esquecer orientações ou absorver práticas incorretas de colegas. É aí que um certificado na pasta deixa de contar a história completa. Saber a regra significa que o funcionário vai aplicá-la? Não necessariamente. Conhecimento e comportamento são coisas diferentes. Um manipulador pode responder corretamente em uma prova que alimentos crus e prontos para consumo precisam ser protegidos contra contaminação cruzada. Só que, durante um pico de produção, ele pode usar a mesma bancada sem executar a higienização necessária. Outro profissional sabe que não deve manipular alimento e dinheiro na mesma sequência sem os cuidados adequados, mas repete o comportamento porque “sempre foi feito assim”. A nossa visão sobre treinamento é simples: se a orientação não consegue chegar à rotina, o trabalho ainda não terminou. Por isso, treinamento precisa ser acompanhado de supervisão, procedimentos claros e correção dos desvios observados no dia a dia. A RDC nº 216/2004 não fala apenas em capacitação. Ela coloca capacitação periódica e supervisão lado a lado. O que a supervisão muda depois do treinamento? A supervisão mostra a distância entre o que foi ensinado e o que realmente está sendo executado. É no acompanhamento da operação que surgem perguntas como: os funcionários estão higienizando as mãos nos momentos necessários? O descongelamento está sendo feito conforme o procedimento? Os alimentos preparados estão identificados? Os produtos de limpeza estão armazenados corretamente? Essas observações orientam os próximos treinamentos. Se a equipe conhece a regra de lavagem das mãos, mas o desvio continua aparecendo, repetir exatamente a mesma apresentação pode não resolver. Talvez seja preciso entender por que a conduta não está acontecendo. Pode faltar sabonete no ponto correto. O lavatório pode estar mal localizado. A produção pode estar organizada de uma maneira que estimula atalhos. Ou o funcionário pode simplesmente não ter entendido em quais momentos precisa repetir a higienização. Treinar sem observar a rotina faz a empresa perder essas informações. Por que o mesmo treinamento não serve para todos os setores? Porque os riscos da operação mudam conforme a atividade. Uma pessoa que trabalha na padaria encontra situações diferentes de quem atua no açougue, na rotisseria ou no recebimento de mercadorias. Na padaria, pode haver atenção especial a recheios, resfriamento, exposição e manipulação de produtos prontos. No açougue, entram questões de conservação, higienização de equipamentos, manipulação de carnes e prevenção de contaminação cruzada. Na rotisseria, tempo e temperatura podem ganhar ainda mais peso durante preparo, manutenção e exposição dos alimentos. A Anvisa trata as Boas Práticas como cuidados aplicados desde a escolha e compra dos produtos até o preparo e a venda ao consumidor. Por isso, eu não recomendo montar todo o programa de capacitação em torno de uma única apresentação genérica usada igualmente para todos os funcionários. Existe conteúdo que deve ser comum à equipe. Mas parte do treinamento precisa conversar com aquilo que a pessoa realmente faz. Quando o treinamento deveria ser repetido? Não existe uma frequência universal que possa ser escolhida sem considerar a operação e eventuais exigências sanitárias locais. A regulamentação federal utiliza o conceito de capacitação periódica, e estados e municípios podem estabelecer exigências complementares. Na gestão interna, também não faz sentido esperar uma data fixa no calendário se a própria operação mostra que existe uma necessidade antes disso. A entrada de funcionários, mudança de procedimento, alteração de equipamentos, criação de uma nova linha de produção, falhas identificadas em auditorias e repetição de desvios são exemplos de situações que podem indicar necessidade de capacitação ou reforço. Essa diferença muda bastante a estratégia. Em vez de pensar apenas em “quantos treinamentos fazer por ano”, a empresa passa a perguntar: em quais pontos a equipe precisa melhorar agora? Funcionário novo pode esperar o próximo treinamento geral? Esse é um dos problemas mais evidentes do modelo baseado apenas em